domingo, 29 de maio de 2011

Sandra Gomide

Sandra Gomide

Foi em 2000; foi há dez anos; foi precisamente em vinte de agosto de 2000. Neste dia, Antônio Marcos Pimenta Neves disparou dois tiros e mais uma mulher foi abatida pelo machismo estúpido, mais uma ex-namorada, como milhares, foi-se. Nunca foi negada a autoria. Foi condenado a 19 anos de prisão em 2006 e nunca ficou um dia preso.
São fatos como este que demonstram quão fraca é a sociedade perante a força do Estado. Qualquer cidadão comum defende que uma pessoa que mata outra de forma deliberada, com intenção, o chamado dolo, deve ser punida pelo crime. Se essa pergunta fosse feita a quem praticou o ato, com certeza a resposta seria a mesma. Então, a sociedade é totalmente favorável a condenação de Pimenta Neves, como seria de qualquer outro autor de assassinato. Se a mesma pergunta fosse feita a quem tem o dever de aplicar a sanção, a resposta seria no mesmo sentido. No Brasil, essa função de Estado é exclusiva do Poder Judiciário. A estranheza fica por conta do assassino confesso estar solto, sem julgamento, após mais de uma década.
É de conhecimento geral o comodismo da sociedade brasileira. O que não se diz sobre essa acomodação, é que se ela não vem imposta pelo Estado, este não dá meios para atuação, nem estimula a quebra dessa quietude. Sobre o caso que aqui se trata, nenhum brasileiro comum saberia em qual Tribunal está o processo, em que fase está, nem o nome do relator do processo, nem por que o processo não chega a um julgamento definitivo, mesmo um fato já transcorrido há mais de 10 anos.
Também é praxe às autoridades apresentarem argumentos na tentativa clara de convencer a sociedade de que seria normal e aceitável uma pessoa matar alguém, qualquer que seja a forma, e continuar desfrutando de praia e uísque mais de uma década após. Existem inúmeros textos no sentido de justificar a demora nos julgamentos. Cito “Justiça não deve seguir lógica fordinista”, de Marcus Orione Gonçalves Correia, grosso modo, afirmando que Justiça não deve seguir a lógica de produção de fábrica. Todo mundo concorda com isso, do mesmo modo que ninguém concorda que a Justiça seja a última numa maratona de cágados e tartarugas. Alegar que a Justiça precisa de tempo para julgar bem tem sido a tônica, outro posicionamento inconteste por todos. Da mesma forma que nenhum julgamento pode ser razoável depois de décadas. Repita-se: não haverá justiça nenhuma, qualquer que seja a decisão e a pena, depois de uma década do fato.
Devido ao autor e vítima serem pessoas renomadas, o andamento do processo deveria merecer maior celeridade. Um julgamento justo é presunção da própria Justiça no sentido literal, social; e no sentido formal, Poder de Estado. Por serem famosos, serviria como exemplo de abrangência nacional, devido à repercussão. Da mesma forma que a contínua impunidade estimula a quem pretenda cometer delitos, com a certeza de que não será punido.
Portanto, a sociedade, as instituições envolvidas precisam se mobilizar de forma incisiva para evitar a impunidade em geral. No caso concreto, nem mesmo o Conselho Nacional de Justiça - CNJ consegue incluir esse processo dentre suas metas de julgamentos atrasados. Para não suscitar suspeitas, a imprensa deveria noticiar mais de perto o andamento de processos que envolvem famosos. A Ordem dos Advogados do Brasil, o ministro da Justiça e outras instituições deveriam se manifestar sobre esses casos infinitamente sem julgamento.
Mas o Poder Judiciário deve, ao menos, disponibilizar o acesso aos processos, pois são públicos, e não há razão para sigilo, a não ser para auxiliar a confirmação da impunidade. Neste caso, a sociedade tem o direito de saber quem é o relator e por que, após o transcurso de mais de uma década, ainda não há um julgamento definitivo.
Não se quer que o Poder Judiciário o condene injustamente; apenas que o julgue e aplique a pena justa para o caso. Só não se pode admitir que continue rindo da cara das suas vítimas vivas, os pais de Sandra Gomide, um nome que representa as várias mulheres assassinadas por valentões, amparados pela impunidade. Quem sacia sua estupidez em ceifar uma vida tem que assumir a responsabilidade e ter a certeza da punição que, qualquer que seja, não faz jus a uma vida perdida.
Enquanto o silêncio ampara a impunidade, enquanto os pais da vítima andam amparados por muletas e sem dinheiro para comprar remédio, o assassino pode curtir sua praia e seus mimos e aproveita a sua impunidade.


Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bel. Direito

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Top Blog 2011



TOP BLOG 2011

Desde o dia 20 de maio, você já pode votar no Top Blog 2011. Mais uma vez, o blog da
Conexão está participando deste importante evento. E neste ano, este blog também está
inscrito no Top Blog 2011.
Para votar, clique no banner Top Blog 2011. Ou clique nos links de votação abaixo.
Lembrando que é preciso validar o voto no link que vai receber pelo e-mail.

Blog da Conexão:
http://webradioconexao.blogspot.com/
Link de votação:
http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=162864


Blog Negócios Conexão:

Link de votação:
http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=21127830

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Viva Melhor

VIVA MELHOR COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O dia-a-dia das pessoas no mundo contemporâneo vem se caracterizando pelo excesso de informações que chegam em altíssima velocidade, bem como, pela sobrecarga de atividades no trabalho, conflitos nas relações interpessoais, e incertezas em relação ao futuro, o que tem gerado ansiedade e estresse. Segundo os estudiosos, a depressão, que se origina do estresse e estado de melancolia, será o mal do século.
A solução para esses males da vida moderna se encontra no desenvolvimento e uso da inteligência emocional no nosso dia-a-dia.
Quando se fala em inteligência emocional, tendemos a relacioná-la com a capacidade que certas pessoas demonstram, de manter o autocontrole diante de situações conflituosas, perigosas e estressantes. Embora o autocontrole seja algo muito importante, ela não traduz completamente o que seja a inteligência emocional.
Ser emocionalmente inteligente significa ter a capacidade de manter o autocontrole, sem guardar magoas ou alimentar o ódio em relação a outrem, ainda que tenhamos sofrido agressões físicas ou psicológicas.
Quando guardamos rancor ou alimentamos ódio em relação a outrem, tendemos a somatizar tais sentimentos negativos, os quais acabam se manifestando em nosso organismo, na forma de doenças físicas e problemas que afetam nossa saúde física e mental.
A inteligência emocional e constituída pela habilidade de perceber, avaliar e expressar emoções de forma adequada, gerando sentimentos que facilitem o equilíbrio no pensar, entendimento e controle das emoções, buscando promover o crescimento emocional e desenvolvimento intelectual.
Ela também esta relacionada à capacidade de automotivar-se, de superar os traumas e os reveses da vida, de persistir na busca da consecução de nossos objetivos de vida, mantendo sempre o foco no controle das emoções e impulsos, canalizando a energia produzida pelas nossas emoções de forma positiva, bem como, está relacionada a capacidade de motivar as pessoas, estimulando-as a expressarem seus melhores talentos, buscando obter engajamento na consecução de metas e objetivos comuns.
A capacidade de controlar os impulsos e a base do caráter, uma vez que as aptidões emocionais nos fazem tomar posições equilibradas, coerentes, éticas e morais, conquistadas pelo autoconhecimento e reflexões. A capacidade de ler emoções e colocar-se no lugar do outro conhecida como empatia, nos tornam capazes de desenvolver o sentimento altruísta de amor ao próximo.
O desenvolvimento da inteligência emocional está diretamente relacionada à qualidade de vida, na medida em que, pesquisas demonstram que a pessoa emocionalmente equilibrada, e que tenha desenvolvido em alto grau as habilidades sociais, tendem a serem mais adaptadas as pressões da vida moderna e dizem-se mais felizes.
Faça da reflexão um hábito salutar em sua vida, procure conhecer-se melhor, busque entender as motivações das pessoas, perdoe mais a si mesmo e a outrem, seja flexível e procure relacionar-se bem com as pessoas, sorria mais, ame mais e seja feliz!

(Nelson Tanuma que é professor, escritor e palestrante: especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano, pós-graduado pela PUC, há mais de 10 anos vem ministrando cursos e palestras pelo CIESP/FIESP, SEBRAE-SP, Fundação Bradesco, UMC, Universidade Corporativa ACMC e organizações diversas, e tem artigos publicados periodicamente em jornais, revistas, portais, sites informativos e blogs de várias cidades do Brasil).


Acesse: www.nelsontanuma.com.br

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Importante

1º RECADO DA POLÍCIA MILITAR


CUIDADO EM BARES, RESTAURANTES, ÍGREJAS, SUPERMERCADOS...


Vejam:

Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo. De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro.
Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e seus pertences, e ainda terá sorte se não levar um tiro...
Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.
Repasse esta notícia para alertar seus amigos... O jeito, em caso semelhante é ir acompanhado! Chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade.
Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado... ou em outros locais de encontros coletivos.

'MENSAGEM TRANSMITIDA PELO ATENDIMENTO 190 '

2º AVISO DA POLÍCIA MILITAR

NOVA MODALIDADE DE ASSALTOS A VEÍCULOS

Imagine que você vai para o seu carro que deixou estacionado bonitinho, abre a porta, entra, tranca as portas para ficar em segurança e liga o motor.
Você não faz sempre assim?
Entretanto, olhando pelo espelho interno, você vê uma folha de papel no vidro traseiro, que te bloqueia a visão.
Então, naturalmente, xingando quem colocou um maldito anúncio no seu vidro traseiro, você põe o carro em ponto morto, puxa o freio de mão, abre a porta e sai do carro para tirar o maldito papel, ou o que seja que esteja bloqueando a sua visão.
Quando chega na parte de trás, aparece o ladrão, vindo do nada, te rende, entra e leva o seu automóvel com a chave na ignição; o motor que estava ligado (se tiver bloqueador, já vai estar liberado), com a sua carteira, documentos e o que mais houver lá...

Assim, se houver alguma coisa bloqueando a sua visão, não desça do carro.
Arranque o seu veículo usando os espelhos retrovisores externos, espere e desça em outro local, mais à frente, com total segurança.



Muito cuidado e atenção !!!