terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Reação às investigações do CNJ

Reação às investigações do CNJ

Venha de onde vier, torna-se preocupante toda vez que uma reação se torna exagerada e descabida com relação ao ato ou ação contra o qual se insurja. Está neste patamar a revolta de alguns ministros da mais alta corte de Justiça do Brasil, apoiada pelas várias associações representativas da categoria, contra a ministra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça.
Começou quando a ministra afirmou a existência de bandidos de toga. Caberia a indagação desnecessária se alguém tem dúvida sobre a existência deles. Já há muito tempo surgiram acusações de que magistrados vendiam habeas corpus; não é de agora que se “castigam” magistrados, inclusive ministros, com aposentadorias compulsórias com salários integrais. E todos têm conhecimento de que no Brasil ainda vige o faz de conta nas investigações envolvendo pares.
Tem diferença de tratamento pela Justiça brasileira no julgamento conforme os envolvidos sejam ricos ou pobres. É fato, pelo menos até aqui, que rico nunca foi nem tem sido punido pelos seus crimes no Brasil. O mensalão é a maior prova disso.
Mesmo com a vigência do princípio constitucional da publicidade na administração pública (CF, art.37), nas investigações de magistrados, logo no início se manifesta a proteção com uma tarja preta trazendo a inscrição “segrede de justiça”. Em consequência, a sociedade não conhecerá o porquê, como, e se as etapas desenvolvidas estão dentro do prazo nessas investigações. Esse segredo só protege a quem tem necessidade de se esconder atrás dele. A partir daí, tudo pode acontecer na mais perfeita normalidade e legalidade, sustentado pelo mais absoluto desconhecimento da sociedade.
Lula tinha razão quando se pronunciou, mas nada fez, pela abertura da caixa-preta do Poder Judiciário brasileiro. Eliana Calmon nem a este ponto chega. Apenas faz o seu dever como as normas exigem. Mas parece que o Conselho Nacional de Justiça fora criado para integrar os demais órgãos de investigação que não trazem nenhum resultado. Chegou lá a ministra que faz as coisas como devem ser feitas. Chegou uma corregedora que não se deixa, ou tenta, não se intimidar pelos fervorosos defensores dos investigados. Pessoa certa; cargo certo; órgão certo; não dá certo para uma missão errada.
Com pedido ao procurador-geral de Justiça para investigar a investigadora, as associações dos Magistrados Brasileiros (AMB), dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Nacional dos Magistrados (Anamatra) têm o propósito claro de amedrontar à corregedora, sem nenhuma clareza, ao menos explícita, de qual seja o verdadeiro objeto defendido.
Na área de atuação das várias polícias e justiças, o pecado capital é o patrimônio, sem dúvida. Na Justiça ainda impera uma morosidade vergonhosa. Além das muitas dúvidas sobre o que gera essa demora infinita, no mínimo, deveria causar estranheza a quantidade de soltura de gente rica por meio de habeas corpus concedidos por instâncias superiores. É um prende e solta impressionante. Às vezes são até preventivos, como o concedido ao tal Helinho. Numa contradição criminosa, milhares de pobres são esquecidos nas cadeias sem julgamento. Essa equação é, no mínimo, atípica, como são as 150 transações apontadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), que, mesmo diante de um tsunami de resistência, a ministra tenta investigá-las. A sociedade brasileira precisa proteger a ministra enquanto há tempo para que não seja fritada por essa gente poderosa e assombrada com os resultados da investigação.



Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Rumo ao topo

Rumo ao topo


Em todas as atividades humanas, o objetivo individual é chegar à posição mais elevada. O objetivo regular de qualquer vereador, ainda que alguns neguem, é se tornar presidente da República. Os postos mais altos são relevantes para as pessoas individualmente; já para a sociedade, os pontos mais altos relevantes são as relativas às questões sociais, e destas o Brasil fica longe em todas as áreas, com destaque em alguns nichos.
Tornou-se autossuficiente na telefonia móvel. Está lá em cima. Há duas décadas, um telefone residencial fixo era item de luxo, com direito a ações em bolsa de valores a quem adquirisse uma linha. Hoje, o grande mistério é a manutenção do preço exorbitante das contas, mas praticamente telefone fixo se tornou obsoleto, diante da praticidade do celular, dos rádios e da internet. E na comunicação o Brasil, se não atingiu técnica e qualidade de ponta, ao menos chegou a cem por cento da extensão, ao cobrir todo o território nacional, à exceção das cidades Cristino Castro (PI), Grossos (RN), Antônio Olinto, Paulo Frontin e Paulo Freitas (PR). Mesmo inexplicável que ainda não tenham sinal, mas com promessa de receber até o fim deste ano. Seria o celular em cem por cento no Brasil.
Na Saúde, há uma dicotomia entre a erradicação total da paralisia infantil e o ralo com a dengue e as mortes em fila de hospitais públicos e de postos de saúde. Na Educação, o analfabetismo já teve seus inúmeros planos de salvação no papel, desde MOBRAL ao MOVA, mas não sai da superfície. Quanto à Segurança, simplesmente inexiste, apesar de todos os arroubos dos últimos governos. A cracolândia em que se tornou o Brasil precisaria de um debate e combate mais bem articulados. Um plano mirabolante no lançamento repete a já costumeira verborragia de outros dos mesmos. Não passam da pompa da festa de divulgação e somem no ralo da corrupção burocrática ou nem sequer saem do papel. Ao menos a derrama de reais deveria ser dividida entre o trabalho de combater com outro de prevenção; bem feito.
E partir de ações reais, o pódio mais alto seria alcançado no esporte. Haverá apenas uma Olimpíada antes da que se realizará no Rio de Janeiro em 2016. Pelo desempenho nas três últimas, o Brasil poderá repetir o máximo de cinco medalhas de ouro de 2004 em Athenas ou o de nenhuma na de 2000 em Sídney. Caso fique nesse patamar, ainda que alcançado as cinco de ouro, será o desempenho medíocre.
Por enquanto, toda discussão na mídia gira em torno das instalações do centro olímpico, mas pouco se fala e nada se faz para se buscar uma posição melhor no ranking de medalhas. Caso perguntassem aos 27 governadores e quase 6 mil prefeitos qual o projeto colocado em prática, a resposta verdadeira de todos seria nenhum. Desta quase unanimidade, o prefeito de Nova Soure/BA, a minha cidade natal, fica excluído. Em junho de 2011, já realizou a primeira olimpíada escolar da cidade, com o compromisso assumido de que haverá a 2ª em 2012.
Algumas conquistas estão longe do imaginário nacional, valorizadas à medida que se nega a vontade de vencê-las, mas seria preciso que o Brasil, Estado e sociedade, estabelecesse objetivos e trabalhe para conquistar um Oscar, uma Copa Davis do tênis, um Nobel de literatura, reconquiste um campeonato mundial de automobilismo e um novo número um no tênis, além de alcançar uma posição decente na qualidade da Educação, de acordo com a avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA e até um Miss Universo. Uma vez que participe desses eventos, deve haver projeto e programação para conquistá-las. Nessas áreas, o topo pode não ser alcançado tão cedo, mas precisa ter uma meta estabelecida, cujo caminho traçado seja percorrido por meio de projetos efetivos e práticos; reais, com menos pomba e diversionismo.


Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito