segunda-feira, 9 de maio de 2011

Viva Melhor

VIVA MELHOR COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O dia-a-dia das pessoas no mundo contemporâneo vem se caracterizando pelo excesso de informações que chegam em altíssima velocidade, bem como, pela sobrecarga de atividades no trabalho, conflitos nas relações interpessoais, e incertezas em relação ao futuro, o que tem gerado ansiedade e estresse. Segundo os estudiosos, a depressão, que se origina do estresse e estado de melancolia, será o mal do século.
A solução para esses males da vida moderna se encontra no desenvolvimento e uso da inteligência emocional no nosso dia-a-dia.
Quando se fala em inteligência emocional, tendemos a relacioná-la com a capacidade que certas pessoas demonstram, de manter o autocontrole diante de situações conflituosas, perigosas e estressantes. Embora o autocontrole seja algo muito importante, ela não traduz completamente o que seja a inteligência emocional.
Ser emocionalmente inteligente significa ter a capacidade de manter o autocontrole, sem guardar magoas ou alimentar o ódio em relação a outrem, ainda que tenhamos sofrido agressões físicas ou psicológicas.
Quando guardamos rancor ou alimentamos ódio em relação a outrem, tendemos a somatizar tais sentimentos negativos, os quais acabam se manifestando em nosso organismo, na forma de doenças físicas e problemas que afetam nossa saúde física e mental.
A inteligência emocional e constituída pela habilidade de perceber, avaliar e expressar emoções de forma adequada, gerando sentimentos que facilitem o equilíbrio no pensar, entendimento e controle das emoções, buscando promover o crescimento emocional e desenvolvimento intelectual.
Ela também esta relacionada à capacidade de automotivar-se, de superar os traumas e os reveses da vida, de persistir na busca da consecução de nossos objetivos de vida, mantendo sempre o foco no controle das emoções e impulsos, canalizando a energia produzida pelas nossas emoções de forma positiva, bem como, está relacionada a capacidade de motivar as pessoas, estimulando-as a expressarem seus melhores talentos, buscando obter engajamento na consecução de metas e objetivos comuns.
A capacidade de controlar os impulsos e a base do caráter, uma vez que as aptidões emocionais nos fazem tomar posições equilibradas, coerentes, éticas e morais, conquistadas pelo autoconhecimento e reflexões. A capacidade de ler emoções e colocar-se no lugar do outro conhecida como empatia, nos tornam capazes de desenvolver o sentimento altruísta de amor ao próximo.
O desenvolvimento da inteligência emocional está diretamente relacionada à qualidade de vida, na medida em que, pesquisas demonstram que a pessoa emocionalmente equilibrada, e que tenha desenvolvido em alto grau as habilidades sociais, tendem a serem mais adaptadas as pressões da vida moderna e dizem-se mais felizes.
Faça da reflexão um hábito salutar em sua vida, procure conhecer-se melhor, busque entender as motivações das pessoas, perdoe mais a si mesmo e a outrem, seja flexível e procure relacionar-se bem com as pessoas, sorria mais, ame mais e seja feliz!

(Nelson Tanuma que é professor, escritor e palestrante: especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano, pós-graduado pela PUC, há mais de 10 anos vem ministrando cursos e palestras pelo CIESP/FIESP, SEBRAE-SP, Fundação Bradesco, UMC, Universidade Corporativa ACMC e organizações diversas, e tem artigos publicados periodicamente em jornais, revistas, portais, sites informativos e blogs de várias cidades do Brasil).


Acesse: www.nelsontanuma.com.br

Nenhum comentário: