sábado, 6 de junho de 2009

Nhá Chica

114° ANIVERSÁRIO DA PÁSCOA DE NHÁ CHICA

A Serva de Deus Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, faleceu no dia 14 de junho de 1895. Este ano é celebrado os 114 anos de sua morte. Celebrar o momento da partida desta vida terrena e o encontro com Deus é uma forma de lembrar que os atos cristãos que a Serva de Deus promoveu em sua existência fizeram dela uma pessoa especial que intercede hoje junto ao Pai por milhares de fiéis. São esperadas milhares de pessoas de todo o país participando das festividades durante a novena e especialmente no dia 14 de Junho.

Novena

A novena preparatória para a celebração do 114º Aniversário de Morte de Nhá Chica, a Páscoa da Serva de Deus, será realizada entre os dias 5 e 13 de Junho de 2009, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Igreja de Nhá Chica, em Baependi. Francisca de Paula de Jesus nasceu em 1810 e morreu em 14 de junho de 1895, tendo sido sepultada no dia 18. Após a novena, a Celebração Eucarística, de forma especial e diária, dará complemento a essa preparação, com participação de Bispos, Párocos e Vigários de toda a região. A novena terá início às 18:00h e as missas serão celebradas logo em seguida, às 19:00h.




Dia 14 – Data Especial

A data, um domingo será mais do que especial. Podemos chamar de “Festa da Páscoa de Nhá Chica”. Uma Missa Campal será presidida as 9:00 por sua Excelência Dom Diamantino Prata de Carvalho Bispo Diocesano da Campanha. Ás 18:00h acontece uma Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição e o Estandarte de Nhá Chica e as 19:30h – Celebração Eucarística.

Beatificação e Obra Educacional

O processo de beatificação de Nhá Chica está na fase final no Vaticano. Ela poderá ser a primeira mulher, afro-descendente e leiga (não religiosa) a ser beatificada pela Igreja Católica. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída por Nhá Chica, é visitada por milhares de fiéis e devotos em busca de graças ou agradecendo os pedidos realizados.

Sua obra de ajuda aos mais necessitados é continuada hoje em Baependi no Sul de Minas pela Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor que atendem na Associação Beneficente Nhá Chica mais de 170 crianças e adolescentes entre meninos e meninas num projeto pedagógico especial.

Para mais informações sobre Nhá Chica, o processo de Beatificação, a obra realizada hoje pelas Irmãs Franciscanas do Senhor com mais de 170 crianças e programação completa da Novena, acesse o site: www.nhachica.org.br ou entre em contato pelo telefone: (35) 3343- 1077

Nenhum comentário: