quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Crise Financeira

Crise Financeira: enquanto o resto do mundo entra em pânico, Robert Kiyosaki mostra como este pode ser o melhor momento da sua vida financeira.by Marcelo Angulo

No último dia 15 de outubro, Robert Kiyosaki - autor da Coleção “Pai Rico, Pai Pobre” - ofereceu um seminário gratuito por telefone. A chamada foi:
“Este é o momento para o qual a “Rich Dad Company” (nome da empresa de Kiyosaki) foi criada. Enquanto o resto do mundo entra em pânico, Robert mostra como este pode ser o melhor momento da sua vida financeira”.
Pois bem, às 21h e 30min do Brasil do dia 15 de outubro, ouvi o seminário via Skype. A seguir, relato os principais pontos:
1. A mensagem não muda: é a mesma2. O melhor investimento é o investimento em Educação Financeira: a escolha é sua3. Fluxo de Caixa é o caminho (“Cash flow is the way to go”)4. Aprenda a Vender5. Imóveis6. Encontre a sua especialidade
1. A mensagem não muda: é a mesmaKiyosaki fez questão de mencionar em vários momentos que os conceitos do livro, as idéias do Pai Rico, não mudam com ou sem crise. A mensagem é a mesma e nada mudou para o investidor profissional.
Kim, esposa de Kiyosaki, relatou que os seus primeiros investimentos imobiliários foram em Portland (nos EUA), quando a cidade vivia uma grande depressão. A depressão não a impediu de realizar ótimos negócios, pelo contrário: ela encontrou oportunidades.
2. O melhor investimento é o investimento em Educação Financeira: a escolha é suaOuvir as pessoas certas, estudar o que está ocorrendo, pesquisar e analisar tendências são atividades, mais do que nunca, necessárias. Por isso, é o momento de você investir na sua educação financeira.
Durante o seminário Kiyosaki e seus conselheiros comentaram: “O governo (dos EUA) não irá salvar você, os que apresentam as soluções são os mesmos que há alguns meses disseram que o problema era pequeno. Como é possível que eles não tenham percebido a gravidade da situação?!”. O ponto é: tome você as suas medidas.
3. Fluxo de Caixa é o caminho (“Cash flow is the way to go”)Talvez um dos pontos mais interessantes do seminário é justamente este. Kiyosaki afirma que existem dois tipos de investimento: aqueles que geram fluxo de caixa e aqueles que apostam no ganho de capital. O autor não tem dúvida: os melhores investimentos são aqueles que geram fluxo de caixa.
Olhe um imóvel como um negócio, diz ele, analise os fundamentos do negócio, o fluxo de caixa da propriedade. As pessoas acabaram perdendo noção dos fundamentos e pagaram muito caro.
4. Aprenda a VenderAlguns minutos do seminário abordaram um conceito já tradicional do “Pai Rico”: desenvolver as habilidades de vendedor. Aprenda a vender ou você está fora, disse o consultor de Kiyosaki especialista em vendas Blair Singer. Esta habilidade é ainda mais necessária em tempos de crise.
5. ImóveisKiyosaki disse que está investindo em imóveis. Há muitas oportunidades: as pessoas precisam de caixa e, muitas vezes, acabam vendendo os seus melhores imóveis. Fique atento, no entanto, para a questão do fluxo de caixa.
6. Encontre a sua especialidadePara concluir, Kiyosaki recomenda: encontre a sua especialidade como investidor, entenda no que você está investindo e aproveite as oportunidades. Repetindo, nada mudou para o investidor profissional.
Caso você queira participar de seminários como este, cadastre-se no site de Robert Kiyosaki RichDad.com (em inglês).

Nenhum comentário: